terça-feira, 26 de abril de 2016

10 CURIOSIDADES SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA

 10 CURIOSIDADES SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA
(Todas retiradas do excelente livro “Guia dos Curiosos- Língua Portuguesa”, de Marcelo Duarte)

1. A maior palavra da Língua Portuguesa não é anticonstitucionalissimamente. A maior palavra, com 46 letras é PNEUMOULTRAMICROSCOPICOSSILICOVULCANOCONIÓTICO, que descreve o estado das pessoas que sofrem de um rara doença provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas.

2. Em Portugal, MALUCO, se diz, TARALHOCO. Lá, aquela famosa música do Raul Seixas seria “Taralhoco Beleza”.

3. Desconsiderando os acentos, as palavras ÁLBUM, HOTEL, LIBIDO, SAUNA, MÁFIA E VÍRUS são escritas de maneira idêntica em português, inglês, francês, espanhol italiano e alemão.

4. O coletivo de borboleta é PANAPANÁ.

5. PALÍNDROMO é a frase ou palavra que lida da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, tem o mesmo sentido. OVO, RADAR E ARARA são exemplos de palíndromos. Existem também frases palíndromas como: LUZ AZUL, ATO IDIOTA, APÓS A SOPA e A BASE DO TETO DESABA.

6. Não gosta do seu nome? Veja essa lista de nomes de pessoas registradas no Brasil: ESPARADRAPO CLEMENTE DE SÁ, HIMALAIA VIRGULINO JANEIRO FEVEREIRO DE MARÇO ABRIL, ABC LOPES, JAPODEIS DA PÁTRIA TORRES, LANÇA-PERFUME DE ANDRADE e o meu preferido, NAIDA NAVINDA NAVOLTA PEREIRA.

7. A expressão “Será o Benedito”, nasceu em 1933, quando o presidente Getúlio Vargas, demorou muito para escolher o interventor de Minas Gerais. Todos temiam que ele escolhesse o pior candidato, Benedito Valadares. Por isso, a população se perguntava: “Será o Benedito?” E o Benedito foi o escolhido.

8. Sabe o que é um FARDOLA? É aquela pessoa que vive contando vantagens a seu próprio respeito. As propagandas eleitorais estão cheias de FARDOLAS. E de outras coisas também.

9. Quando os brasileiros não entendem algo, logo dizem: “Está falando grego”. Já os gregos, quando ouvem algo incompreensível, dizem: “Está falando chinês”.

10. O docinho BRIGADEIRO, foi criado no Brasil logo após a Segunda Guerra Mundial. Como na época era muito difícil arranjar leite fresco, ovos, amêndoas e açúcar para os doces, alguém misturou leite condensado e chocolate. E nascia essa maravilha. O nome foi uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à Presidência da República.


Nenhum comentário:

Postar um comentário